29 de outubro de 2012

5 coisas que um chefe não deve dizer

Coisas que um chefe não deve dizer a seus funcionários
Ok, você abriu seu próprio negócio e está experimentando pela primeira vez o papel de chefe. Ou, então, é chefe há algum tempo, mas não entende porque certas coisas não funcionam. Em uma pequena empresa, é comum haver uma proximidade maior entre patrões e funcionários. Como lidar com essa relação para que a empresa não saia dos trilhos?
Você pode ter uma equipe formada por amigos, ou se sentir bastante confortável com seus funcionários. Mas, ainda assim, há coisas que não devem ser ditas a seus empregados. Encontramos um artigo no site Business News Daily que fala sobre isso. Eles recolheram opiniões de cinco executivos e apresentamos a seguir:
O que não dizer:
1) Informação confidencial
“Se um funcionário lhe contar alguma coisa em particular, não espalhe para seus colegas. Não corra o risco de destruir a confiança, o respeito e a sua habilidade de ser um mentor e um líder para sua equipe”
Jeri Denniston, profissional certificado em gestão estratégica para o Haines Centre for Strategic Management
2) Elogios a si mesmo
“Dizer a seus empregados o quanto você é inteligente não vai adiantar nada. A equipe vai lhe achar metido e arrogante. Isso acaba com a motivação, o engajamento e a produtividade.”
Maynard Brusman, psicóloga consultora e coach de executivos na empresa Working Resources
3) Desentendimentos com superiores
“Um líder jamais deve dizer aos seus empregados sobre qualquer desentendimento ou assuntos particulares que envolvam a diretoria. Boicotar membros da sua equipe ou seus superiores é suicídio político. Uma vez que a diretoria concorda em um certo ponto, todos têm de estar unidos para levar essa visão adiante.”
Barb McEwen, estrategista organizacional e master coach executivo na empresa 20/20 Executive Coaching Inc.
4) Impor sua decisão 
“Nunca diga: ‘faça isso porque eu estou mandando’. Isso é tirar vantagem do seu cargo na empresa. Você não vai conseguir que seus funcionários façam alguma coisa só por causa da sua (im)posição.”
Joel Garfinkle, fundador da Garfinkle Executive Coaching
5) Suas variações de humor
“Para ser um bom líder, é preciso ser capaz de deixar de lado suas variações de humor, suas dúvidas e a discussão que teve com a esposa (ou marido) antes de sair de casa, por exemplo. Seu objetivo deve ser concentrar-se em si e na sua equipe para atingir as metas previstas pela empresa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário