29 de outubro de 2012

3 passos para conquistar a confiança do cliente

Imagine uma marca que você adora. Provavelmente você entregaria a essa empresa suas informações pessoais, recomendaria aos seus amigos e teria preferência em comprar produtos dessa marca. Do lado de cá do balcão, o empreendedor vive em um mercado de pessoas desconfiadas. Criar uma reputação de confiança exige o comprometimento contínuo com a integridade.
Ganhar a confiança de alguém é difícil e requer tempo. Ao mesmo tempo, pode ser facilmente perdida num instante. O professor de comportamento organizacional na Universidade de Stanford, Roderick Kramer, afirma que um dos maiores desafio para as empresas é a fragilidade da confiança.

confiança


Para conquistar a confiança dos seus consumidores, eles precisam acreditar que sua empresa:
a) Presta bastante atenção aos interesses deles
b) É capaz de cumprir suas promessas
c) É honesta e autêntica
Existem algumas técnicas que ajudam a construir uma imagem confiável de sua empresa. Conheça três:
1) Concentre-se em fazer bem seu trabalho
“A maioria das empresas se preocupa demais em saber se são confiáveis ou não”, diz Kramer. Em vez disso, deveriam gastar suas energias em cumprir com o que foi prometido. “Gestão tem a ver com agir de forma coerente com o discurso em cada atitude”, reforça o professor. Se o empresário tem de pedir aos outros que confiem nele, é porque está fazendo um trabalho ruim.
2) Seja transparente sobre seus erros
As pessoas tem uma preferência natural por esconder seus erros. Mas é preciso ser o mais discreto e aberto possível. “Qualquer indício de mistério, dissimulação ou desonestidade pode acabar com a sua imagem pública”, afirma Kramer. Quando você errar, assuma imediatamente, compartilhe o que está fazendo para corrigir e siga adiante. Dar satisfação aos seus clientes faz com que reajam positivamente, e seu erro vai perder importância. Isso vale tanto para chefes quanto funcionários. Incentive a honestidade na empresa.
3) Mantenha-se sempre alerta
Construir uma reputação confiável não é uma ação pontual. A confiança é colocada à prova todas as vezes em que um consumidor utiliza seu produto ou serviço. “A construção da confiança e a manutenção desse status exige atenção e dedicação contínua”, diz Kramer. Uma vez conquistada, a confiança precisa ser mantida.
Se você tem dúvidas de que o esforço vale a pena, pense assim: cumprir suas promessas é o seu negócio. Se você não cumprir, não existe slogan que faça milagre.

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